Nordestina do Sindi foi na Festa do Boi


Por: Márcia Benevenuto 


O evento mais representativo da raça Sindi em 2022 foi realizado com sucesso durante a maior mostra do Agro do Nordeste. Criadores de todo o País participaram da programação em Parnamirim, RN, e levaram mais de 200 animais para pista, concurso leiteiro e leilão. 


Foto: Carlos Lopes


A mostra de alta qualidade conferiu um brilho especial à programação que encerrou o ano comemorativo da “Importação de 52” para lembrar e registrar a saga do pesquisador Felisberto de Camargo, em que foi promovida uma exposição cronológica e itinerante, além da produção e impressão de um livro que foi distribuído gratuitamente a estudantes, visitantes das feiras e público interessado. Os totens que recriaram a linha do tempo do percurso cumprido pelo rebanho, do Paquistão até o Brasil, e de todos os revezes superados pelo grupo foram vistos por centenas de pessoas. E a apoteose foi a criação e entrega da comenda que leva o nome do pesquisador. Representantes de órgãos de governo, de pesquisa, de entidades de classe e instituições de ensino prestigiaram a cerimônia. 

A ABCSindi entregou a Medalha do Mérito Dr. Felisberto de Camargo a Fabiano Mendonça pela ABCZ, Maria Auxiliadora Coelho de Lima pela Embrapa Semiárido, Marcelo Passos pela ANORC, Cézar Mastrolorenzo pelo Núcleo Sindi 52, Rodrigo Maranhão pela EMPARN, José Geraldo da Fonseca pelo Núcleo Sindi RN e Paulo Roberto de Miranda Leite por uma vida dedicada a raça Sindi como criador, pesquisador, líder da ABCSindi e responsável pela EMEPA. Em seu pronunciamento o Presidente de Honra da associação mostrou o orgulho de ser protagonista da história do Sindi. “...é uma grande honra estarmos juntos, depois de 42 anos da arrancada nos currais do Semiárido, dessa que é nossa esperança e realidade de uma pecuária de resultados nas terras secas do nosso Nordeste setentrional. Agradeço em meu nome e dos demais homenageados o congraçamento em corações e espiritualidade...”, proclamou Dr. Paulo diante de todos, no que foi aplaudido com entusiasmo. 

Na ocasião o Núcleo de Criadores de Sindi do Rio Grande do Norte também registrou agradecimento conferindo a Comenda de Mérito Deputado Nélio Dias a Pompeu de Gouveia Borba, Eduardo Carlos de Melo e Orlando Procópio. 

“Depois de sete décadas a gente tem uma raça de desempenho impressionante que se estabeleceu no Nordeste, avança por todas as regiões do País e será fundamental para pecuária mundial. Vamos expor a placa e a comenda em local muito especial para honrar a história do cientista desbravador da Amazônia e pioneiro do Instituto Agronômico do Norte”, disse o Chefe Geral da Embrapa Amazônia Oriental, Walquimário Oliveira.   

A Nordestina da Raça Sindi ainda foi o momento de realização do 20º Leilão Sindi Estrelas, o mais antigo e tradicional da genética no Brasil. Os promotores Júnior Teixeira do Sindi Bompasto, Orlando Procópio do Sindi OCP, Ricardo Altévio “Careca” do Sindi Arvoredo e Mário Borba do Sindi MAPB, além dos convidados Jesualdo Marques, José Geraldo Moura, Sérgio e Álvaro Borba, Mito Paschoal, José Gilmar Lopes, Washington Gadelha, Fábio Gosson e Josemar França, ofertaram animais de alta qualidade, premiados em pista e torneio leiteiro, pertencentes a linhagens de muito potencial para acasalamentos e evolução zootécnica de rebanhos em todo o Brasil.    

“Foi um período de trabalho intenso que exigiu estratégia da equipe da ABCSindi e tomou tempo de todos aqueles associados que já estão acostumados a botar a mão na massa, principalmente os que tem base no Rio Grande do Norte. O resultado, além do congraçamento geral de toda a comunidade de produtores, profissionais técnicos e selecionadores apaixonados pela raça Sindi foi estreitar relações com um leque mais amplo de pecuaristas, criadores e representantes de classe. Agradecemos o apoio de entidades como a ABCZ, Senar, CNA, FAEPA, ANORC, EMPARN pois sem elas seria mais difícil atingir nossos objetivos”, encerrou o presidente da ABCSindi, Orlando Procópio.   



Edital de Convocação - Assembléia Geral

Por Márcia Benevenuto Leia texto do documento na íntegra:ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE SINDI- ABCSindiEDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBL...

Dia Internacional da Mulher

Por Márcia Benevenuto
Para homenagear todas as mulheres que lutam, trabalham, defendem e apoiam o Agro do Brasil destacamos nossa diretora, a zoot...

Comunicado eleição 2024

Por Márcia Benevenuto 
Leiam comunicado do Presidente da entidade sobre a formação da diretoria para próxima gestão da ABCSindi:

P...

Resultados Nacional de Rio Preto

Por Márcia Benevenuto
A Exposição Nacional da Raça Sindi, realizada em São José do Rio Preto, SP, entre os dias 28 de setembro e 1° de outu...

Nacional da Raça com foco técnico

Por Márcia Benevenuto
Na programação da 20ª Exposição Nacional da Raça Sindi foram contemplados eventos de confraternização, leilões e um...

Nacional Sindi teve recorde mundial no leite

Por Márcia Benevenuto 
A matriz Belga FIV AJCF sagrou-se penta Grande Campeã de torneio leiteiro oficial e tetra recordista mundial de produ...
VER MAIS NOTÍCIAS