Inscrições ExpoZebu, antecipe e garanta descontos


Em fase final de preparativos para a edição 2019 da maior festa da pecuária zebuína nacional, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anuncia novidades na 85ª ExpoZebu. A lista inclui mudanças no regulamento técnico e, claro, na programação social do evento. A previsão da diretoria da entidade é de uma feira ainda maior, considerando o tema central da festa, que irá comemorar o primeiro centenário da ABCZ.

“Temos um ano inteiro de comemorações, mas a ExpoZebu, claro, será o grande marco dessa celebração. Em 2019 completamos os 100 anos de criação da Sociedade Herd Book Zebu, que foi o primeiro momento do que posteriormente se tornaria essa grande referência no agronegócio mundial, que é a ABCZ. A feira será um momento de relembrarmos essa história e destacarmos todos avanços que a pecuária brasileira alcançou ao longo desse período, passando, claro, pela ABCZ”, destaca Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

Entre as novidades no regulamento, destaque para as mudanças nos Campeonatos ‘Matriz Modelo – Prêmio Orestes Prata Tibery Jr’ e ‘Modelo Frigorífico’, que passarão a valer pontos para o resultado dos melhores criadores e expositores para todas as raças participantes. A pontuação corresponde a de um 1º prêmio de categoria (28 pontos). Ainda no que se refere especificamente ao Matriz Modelo, outra mudança definida foi o julgamento separado das raças de aptidão leiteira daquelas de aptidão corte.

Mudanças também no Concurso Leiteiro, que além de receber animais da raça Girolando, contará com uma fiscalização que começará 48 horas antes da primeira ordenha oficial. De acordo com o regulamento, está impedido o uso de quaisquer substâncias aplicadas por via injetável, intramamária, inalatória ou sob a forma de colírio. Só será permitido via forma oral até 30 minutos antes do início de cada ordenha. Outra mudança é quanto ao julgamento de melhor úbere, que passa a ser executado de forma aleatória.

Na programação social e de entretenimento, quem visitar o Parque Fernando Costa nos dias da feira também terá diversão garantida. A agenda de shows está mantida e será maior. Grande variedade de opções gastronômicas também faz parte do evento. “Sabemos da grande expectativa que se cria em torno dessa programação, e por isso um lançamento da 85ª ExpoZebu será realizado na primeira quinzena de março, onde todos esses detalhes serão apresentados a jornalistas, formadores de opinião e lideranças do setor”, garante Arnaldo Manuel.

E a quantidade de leilões e shoppings de animais confirmados para a ExpoZebu, até a última segunda-feira (21), já é maior que o número final do ano passado. Ao todo, já são 29 eventos contra 28 em 2018, sendo que essa diferença pode ser ainda maior já que as empresas promotoras têm até o próximo dia 30 para agendar novos remates.

Com foco no público internacional, uma programação específica também já está sendo definida, incluindo os tradicionais projetos Comprador e Imagem, Farm Tour’s por fazendas e empresas de genética na região, e uma nova rodada de palestras técnicas. Vale ressaltar que em 2018, a ExpoZebu bateu o recorde histórico de visitantes estrangeiros, com 36 comitivas no total, somando 512 pessoas.

“Além de todas essas novidades, as comissões ABCZ Mulher e ABCZ Jovem, além do Museu do Zebu estão desenvolvendo suas programações, com base no tema central da feira e o público alvo de cada um deles. Será uma edição histórica, com toda certeza!”, finaliza o presidente.

Fique atento as datas. A 85ª ExpoZebu será realizada de 27 de abril a 5 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba. A previsão é de que os primeiros exemplares dessa edição cheguem a partir do dia 15 de abril, sendo que os julgamentos terão início no dia 28, na modalidade de jurado único. Para aqueles criadores que quiserem indicar jurados, é importante lembrar que somente serão computadas as indicações feitas até o dia 5 de abril e cujos valores estejam devidamente quitados.

Outros detalhes e novidades da ExpoZebu 2019 podem ser conferidos no regulamento da feira, disponível no site da ABCZ (www.abcz.org.br) a nas páginas finais da edição 104 da Revista ABCZ.


Edital de Convocação - Assembléia Geral

Por Márcia Benevenuto Leia texto do documento na íntegra:ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE SINDI- ABCSindiEDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBL...

Dia Internacional da Mulher

Por Márcia Benevenuto
Para homenagear todas as mulheres que lutam, trabalham, defendem e apoiam o Agro do Brasil destacamos nossa diretora, a zoot...

Comunicado eleição 2024

Por Márcia Benevenuto 
Leiam comunicado do Presidente da entidade sobre a formação da diretoria para próxima gestão da ABCSindi:

P...

Resultados Nacional de Rio Preto

Por Márcia Benevenuto
A Exposição Nacional da Raça Sindi, realizada em São José do Rio Preto, SP, entre os dias 28 de setembro e 1° de outu...

Nacional da Raça com foco técnico

Por Márcia Benevenuto
Na programação da 20ª Exposição Nacional da Raça Sindi foram contemplados eventos de confraternização, leilões e um...

Nacional Sindi teve recorde mundial no leite

Por Márcia Benevenuto 
A matriz Belga FIV AJCF sagrou-se penta Grande Campeã de torneio leiteiro oficial e tetra recordista mundial de produ...
VER MAIS NOTÍCIAS