Pela segunda vez, animais da raça Sindi estarão presentes na Expointer, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.  
A mostra é reconhecida como um dos maiores eventos do mundo para o setor agropecuário e a maior feira a céu aberto da América Latina.
Em sua 41ª edição, as datas da programação foram alteradas. Este ano a feira terá início no 26 de agosto e se encerrará em 3 de setembro. A entrada dos animais acontecerá entre os dias 21 a 25 de agosto, das 6h às 24h. Já a admissão e pesagem, serão no dia 27 de agosto, às 10h. Os julgamentos da raça Sindi, acontecerão no dia 30 de agosto, a partir das 9h e serão conduzido pelo integrante do Colégio de Jurados das Raças Zebuínas, Adriano Vaz de Lima. 
Os selecionadores de zebu poderão inscrever seus animais até o dia 21 de julho, sexta-feira (o prazo anterior era do dia 14). Os criadores que já são habituais expositores receberam por e-mail uma circular com todas as orientações para a realização do cadastro. Objetivando facilitar a participação dos criadores e estimular a presença de um maior número de animais, a ACGZ(Associação de Criadores Gaúchos de Zebu) é a organizadora dos julgamentos da raça Sindi e a participação geral de zebuínos na Expointer.
No site da ACGZ, www.acgz.com.br os criadores encontrarão os formulários de inscrição para a feira. 
A regional também oferece uma bonificação a cada 10 inscrições efetivas (pagas). Desta forma, o expositor ganhará a 11ª de presente. Como feito desde 2012. Os interessados também podem entrar em contato pelo e-mail zebu@acgz.com.br. 

Regulamento Expointer 2017 

Entrada dos animais: 21 a 25 de agosto, das 6h às 24h. 
Pesagem: 27 de agosto, domingo. 
Data base para cálculo da idade: 1º de setembro

Programação dos julgamentos
Raça Gir Leiteiro: 26 de agosto, sábado, 15h: Machos; 27 de agosto, domingo, 9h: Fêmeas jovens e progênies - 14h: Fêmeas em lactação e grandes campeonatos;
Raça Brahman: 28 de agosto, segunda-feira, 09h. 
Raças Nelore e Nelore Mocho: 28 de agosto, segunda-feira, 14h;
Raça Indubrasil: 29 de agosto, terça-feira, 09h;
Raça Tabapuã: 29 de agosto, terça-feira, 14h; 
Raça Sindi: 30 de agosto, quarta-feira, 09h.
Raça Guzerá: 30 de agosto, quarta-feira, 14h.

Por que participar da Expointer expondo animais?
Público de 400 a 500 mil visitantes, incluindo formadores de opinião da pecuária como profissiomais do setor, professores de ciências agrárias, pesquisadores, produtores, estudantes, técnicos, consultores e leiloeiros, além de consumidores, o que justifica a importância de estar presente neste evento. 
Maior evento de pecuária seletiva do Brasil, reunindo mais de 30 raças bovinas, além de ovinos, equinos, caprinos, bubalinos, pequenos animais. 
Principal vitrine de genética brasileira com expressão internacional, para as raças e para os criatórios, atraindo visitantes especializados de várias partes do mundo através das comitivas organizadas. 
Regulamento flexibilizado para possibilitar a maior participação de animais e criadores.
Oportunidade de ampliar rede de contatos e de clientes, possibilitando aumento da perspectiva de novos negócios e parcerias através da interação com o público especializado.
Oportunidade de submeter os animais de seu criatório para a apreciação por um jurado oficial da ABCZ e sim compará-los com os dos demais criadores, possibilitando aprendizado e aprimoramento dos critérios e objetivos de seleção.