O período para as inscrições começou na primeira quinzena de junho e continua até 31/07/17. 

A edição 2017 será realizada entre os dias 19 e 27 de agosto. O tema da mostra retoma as discussões sobre os desafios e as vantagens da seleção genômica.

O superintendente Técnico da ABCZ ressalta que para definir a programação, os últimos meses tem sido de intensas reuniões e busca de parcerias. “A ExpoGenética tradicionalmente reúne os principais programas de melhoramento genético do país, e dessa vez, claro, não será diferente. A programação técnica também está sendo construída de forma didática e dinâmica para que a nossa pauta seja bastante democrática. Tanto os parceiros quanto os visitantes podem esperar uma edição ainda mais consistente”, diz Luiz Antônio Josahkian.

A expectativa também é grande entre os expositores. “Muitos participantes que estão na ExpoGenética desde o lançamento saem tão satisfeitos, que mal acaba uma edição e eles já querem confirmar a participação na próxima. Dessa vez não está diferente”, conta Ismar Carneiro, gerente de Provas Zootécnicas da ABCZ. Ele revela ainda que os interessados têm até o dia 31 de julho para efetivar a inscrição. O procedimento é o mesmo das edições passadas, sendo que os participantes do PMGZ se inscrevem diretamente na ABCZ. Os expositores que estão em outros programas de melhoramento genético devem procurar a coordenação desses programas. “Já os criadores que quiserem candidatar animais para o julgamento Matriz Claudio Sabino, independentemente do programa de que participam, a inscrição será feita na ABCZ, seguindo o mesmo prazo”, explica Ismar.

Concurso Leiteiro de Fazenda

O Concurso Leiteiro de Fazenda também está confirmado para esta edição da ExpoGenética. Os animais participantes serão divididos em categorias de registros e classes, com subdivisão por faixas etárias, sendo elas: Fêmea Jovem (com menos de 36 meses); Vaca Jovem (entre 36 e 48 meses); e Vaca Adulta (com mais de 48 meses). As matrizes participantes do concurso deverão ter no mínimo 30 e no máximo 90 dias de parida, sendo a data referência 31 de julho.
Os criadores interessados devem ficar atentos ao calendário, já que o período de inscrições é diferente das outras provas da feira. “O prazo que começou no dia 5 de junho segue até 21 de julho. As vagas serão limitadas a três animais por expositor e por raça, independentemente da categoria de registro”, revela Mariana Alencar, gerente de Melhoramento Genético do PMGZ Leite.

A prova será realizada na Estância Orestes Prata Tibery Júnior, com a entrada das matrizes no dia 28 de julho. Dessa vez, o concurso terá 19 dias, sendo 14 de adaptação e cinco de avaliação efetiva, com a última ordenha no dia 18 de agosto.

Leilões

19/8  SÁBADO                                                   
14h - Leilão  Terra Brava - Touros Melhoradores                
Local:Virtual/Cupim Grill

20/8  DOMINGO                                                
13h - Leilão Mega Touros Matinha          
Local: Rancho da Matinha    

21/8  SEGUNDA- FEIRA                                                      
21h- 5º Leilão Boi com Bula Premium.
Local: Tatersal RC        

22/8  3ª FEIRA
20h- Leilão Genética Provada
Virtual com transmissão pelo Canal do Boi

23/8  4ª FEIRA                                                   
20h- Leilão Reserva Expogenética
Local: Tatersal Rubico Carvalho    

24/8  5ª FEIRA                                                   
13h-   Leilão de Touros Agro Maripá      
Local: Tatersal Rubico Carvalho    

20h-  Leilão TOP CEN
Local: Tatersal Rubico Carvalho             

25/8  6ª FEIRA                                                   
13h- 2º Leilão A Força da Raça Sindi      
Local: Tatersal Rubico Carvalho    

20h- Leilão Noite Nacional Matrizes Premium
Local: Tatersal Rubico Carvalho    

26/8  SÁBADO                                                   
13h- Leilão Touros Melhoradores Colonial
Local: Tatersal Rubico Carvalho    

27/8  DOMINGO                                                
13h- Leilão Naviraí Camparino
Local: Leilopec

21 a 25/08
Shopping Fazenda Mundo Novo
Feira de Matrizes Jovens Nelore- Linhagem Lemgruber
Local: Fazenda Mundo Novo (9h às 16h)

PNAT

O tradicional Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens chega à 8ª edição trazendo uma das novidades da ExpoGenética 2017. A inscrição de animais das raças Nelore e Nelore Mocha ganhou mais uma etapa: a participação no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar que acontece desde abril, na Fazu, em Uberaba (MG).
“Além das pesagens diárias realizadas pelo sistema automatizado, são realizadas pesagens a cada 14 dias, antes do trato da manhã. Os pesos serão utilizados para cálculo do Ganho Médio Diário (GMD) e Consumo Alimentar Residual (CAR)”, explica a Profa. Juliana Paschoal, Coordenadora do Curso de Zootecnia da FAZU.

Mais de 90 animais participam da prova, que tem duração de 109 dias, sendo 42 de adaptação e 67 de avaliação efetiva. “Esses animais foram divididos por faixa etária, em quatro grupos. Aqueles que chegarem ao final do teste com resultados acima da média dos demais e também com exame andrológico aprovado, estarão classificados para a ExpoGenética”, explica Lauro Fraga, gerente do Pró-Genética.

Para os touros jovens de outras raças o processo de participação na feira continua o mesmo das edições anteriores. Os animais devem ter idade entre 18 e 30 meses, tendo como data base o dia 15 de agosto de 2017. A pré-seleção dos touros candidatos obedece ao critério de que eles apresentem classificação TOP até 10% (iABCZ). O período de inscrições também termina no dia 31.

Agenda PNAT

31/07 – Último dia de inscrição dos touros para a ExpoGenética 2017
18/08 - Chegada dos animais
23/08 - 8h - 12h – Votação dos touros PNAT pelos criadores
23/08 13h30-17h30 - Votação dos touros PNAT pelos técnicos da ABCZ
24/08  8h – 12h – Votação dos touros PNAT pelas Centrais de Inseminação
25/08  9h-12h - Divulgação do Resultado do PNAT 2017

Veja o regulamento em: http://www.abcz.org.br/Exposicoes/Conteudo/25344-Regulamento?expo=expogenetica 

Fonte: ABCZ