Criadores de Sindi e de outras raças vieram de longe para participar do evento. Técnicos, estudantes, interessados e representantes de Associações e Entidades da Região, também estiveram presentes em busca de informações sobre a rústica Raça Zebuína.

O Gado vermelho e robusto que veio do Paquistão é uma das raças zebuínas mais puras e antigas da Ásia, e a maior criação fluminense está em Duas Barras, na fazenda Rajasthan, do criador Gilberto Browne de Paula, proprietário de 70 animais. Além de apresentar uma ótima adaptabilidade, o Sindi produz leite de alta qualidade e sua carne oferece excelentes resultados no mercado.

O primeiro dia de campo da raça aconteceu na última sexta-feira (28/10), na Fazenda Rajasthan, na localidade de Campo Belo, Zona Rural do Município de Duas Barras. Após um incrementado café da manhã, a programação foi aberta oficialmente pelo propagador da Raça no Estado do Rio de Janeiro, o criador e apreciador Gilberto Browne, proprietário da fazenda.

Graduado em odontologia, Gilberto, que já está à frente da pecuária há mais de 34 anos, afirma que a sua experiência com o Sindi proporcionou muitos resultados positivos e que o evento é uma forma de estimular futuros criadores da raça.

- "O intuito deste evento é mostrar aos nossos vizinhos e criadores da região, as vantagens desta Raça, dita nova, mas que na verdade é uma raça que possui mais de cinco mil anos e oferece muita vanguarda em relação a qualidade da carne, fertilidade, precocidade, rusticidade e docilidade. São animais encantadores que apresentam muitas virtudes e quem tem curiosidade pela raça deve conhecer e investir na criação para comprovar o que eu estou dizendo. Hoje nós estamos recebendo a presença de criadores de outras raças que estão vislumbrando possibilidades de ter animais de qualidade técnicas superiores, utilizando o SINDI como fator melhorador e de acréscimo na qualidade de suas criações. Isso nos anima e nos deixa muito otimista para difundir a raça e esse trabalho que estamos desenvolvendo aqui em Duas Barras" - disse o criador.

Giberto acrescenta que a Raça é uma das que mais cresce no Brasil e faz um convite aos criadores interessados em implementar a raça em suas propriedades, que façam uma visita a Fazenda Rajasthan para conhecer a Raça de perto, e a partir daí começar a promover resultados em suas criações.

- "Gostaria de agradecer a minha família e ao meu pai, que foi meu mentor, e aproveitar para fazer um convite a todos, venham conhecer e participar conosco dessa revolução na pecuária" - finalizou Gilberto.

O Presidente da Associação Brasileira de Criadores de SINDI (ABCSindi) e Vice Presidente da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebú), o mineiro de Uberaba, Ronaldo Andrade, destacou a parceria da assossiação com Gilberto e as vantagens da Raça SINDI.

- "Defino o criador Gilberto como o embaixador da Raça, pois ele realiza a ponte entre os produtores fazendo com que o SINDI ocupe o espaço que merece. A associação aplaude essa iniciativa do amigo, em realizar esse evento, que promove a divulgação da raça. Estamos numa região tradicional de Nelore e Guzerá, mas o SINDI não vem para disputar espaço e sim para somar. A raça apresenta muita qualidade e se adapta muito fácil as questões climáticas e de pastagem. Essa 'Rusticidade' favorece na obtenção de belos resultados" - destacou Ronaldo.

Para o advogado e criador do 'SINDI do Padre' em Duas Barras, Angelo Vianello, o evento é um marco na divulgação da raça no estado. Ele relata que está muito satisfeito com os resultados da SINDI e que essa é uma boa oportunidade para que novos produtores utilizem a raça em seus rebanhos.

Criadores de Sindi e de outras raças vieram de longe para participar do evento. Como é o caso de Alessandro, que veio da cidade de Três Corações, no Sul do Estado de Minas Gerais. Ele destacou o excelente trabalho da Fazenda Rajasthan com a Raça SINDI e a oportunidade que o evento promove, de a partir das informações agregar valor a criação que desenvolve no Estado de Minas, onde declara já estar conseguindo ótimos resultados com o gado.

O pecuarista e criador, Josemar e o vice presidente do Núcleo de Criadores de SINDI do Rio Grande do Norte, Matheus, vieram de Natal-RN para prestigiar o dia de campo em Duas Barras. Josemar, que é criador da raça a mais de 15 anos, destacou que o Sindi tem que estar presente em todo Brasil, e que no Nordeste a cadeia produtiva está em constante crescimento. Para Matheus, o SINDI é uma raça que demonstra grande potencial, e o rebanho do Gilberto é exemplo desse excelente trabalho, sendo o evento uma boa oportunidade de conseguir novos adeptos a raça.

O momento das Palestras, em tenda montada no espaço do evento, proporcionou aos presentes valiosas informações sobre o manejo e na eficiência do gado da Raça SINDI. A palestrante Drª. Sabrina Souza, da UFR-RJ, iniciou o ciclo falando sobre a Genômica aplicada ao melhoramento genético do gado de corte; em seguida, o Professor José Reinaldo Ruas palestrou sobre a Produção de leite com vacas f1 e bezerros de corte; encerrando as palestras, o diretor e consultor da ABCSind (Associação Brasileira de Criadores de SINDI), Professor Arthur Targino, falou do SINDI e seu potencial na pecuária nacional. Arthur, que é do Rio Grande do Norte, também falou a nossa reportagem que a Raça se encaixa bem a região e proporciona um retorno rápido de investimento.

- "A Região Serrana do Rio de Janeiro e Centro Norte Fluminense depende muito de pecuária de corte e leiteira e o SINDI encaixa nisso como uma 'luva', porque a raça é de dupla aptidão. Visualizo um futuro enorme pro SINDI, pois a raça tem muito a contribuir com o estado do Rio de Janeiro, pra região sudeste e principalmente para quem faz uma pecuária extensiva com desempenho superior, proporcionado um ganho de capital e um retorno rápido de investimento" - disse o diretor da ABCSind, Arthur Targino.

O Zootecnista e Técnico da ABCZ, Renato Chalub Filho, um dos responsáveis pelo registro do gado SINDI na fazenda Rajasthan, relatou que os animais da propriedade participam do programa de melhoramento genético da raça zebuína (PMGZ) para o gado de corte e ainda participam do controle leiteiro oficial das matrizes através da ABCZ, o que garante  a produtividade do rebanho. Ele também ressaltou que as paletras ministradas no evento apresentaram conceitos essenciais para os criadores, trazendo informações oriundas de estudos profundos dessa conceituada raça.

Na ocasião também foi apresentado o queijo a base do leite de vacas Sindi, o "Queijo de Sindi" produzido pela Fazenda Rajasthan em Duas Barras. Além da degustação do queijo Sindi, foi oferecida no evento a degustação do Café Palmares e do queijo de cabra Rancho Grande.

Após a apresentação dos exemplares da Raça SINDI, no Tarttersall Manoel Barros de Paula, homenagem ao pai de Gilberto, foi servido aos presentes um delicioso almoço preparado pelo Bufê de Roberta Caetano e equipe.

Dezenas de pecuaristas, técnicos, estudantes, interessados e representantes de Associações e Entidades da Região, também estiveram presentes em busca de informações sobre a rústica Raça Zebuína. Além dos já citados durante a reportagem, vale destacar a presença de representantes da Cooperativa Agropecuária de Duas Barras; Emater-Rio; Estudantes da UFR-RJ; a Drª. Raquel Mello, da Esalc de São Paulo; o pecuarista Paulo Lengruber, criador de Nelore; o senhor Francisco Isério, criador de Guzerá; o Secretário de Cultura e Turismo do Município, Francisco Vasconcellos; o Veterinário Jonathas Netto, da Fazenda Santa Philomena em Duas Barras; o Chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária da Região, o Veterinário de Cordeiro, Ademir Daudt; a Veterinária Solange Mello e representantes da APRASEQ (Associação dos Produtores Rurais do Alto da Serra do Quilombo).

O Evento foi uma realização da Fazenda Rajasthan, através do proprietário e criador da Raça Sindi, o Cirurgião Dentista Dr.º Gilberto Browne, e contou com o apoio do SINDI Rajasthan; Sindi do Padre - Duas Barras/RJ; La Belle Sindi - Carmo/RJ; SINDI Carioca; Associação dos Criadores de SINDI; EcoSind de Maricá; ABCSind e ABCZ.

Clique aqui e confira as fotos do evento.

Por Rick Mello,
Repórter DuasBarras.com