Participando intensamente da exposição a raça chamou a atenção de visitantes, técnicos e criadores.
Com animais premiados no Prêmio Claudio Sabino, Torneio Leiteiro Natural e lançamento do Sumário do PMGZ A raça foi representada pelos animais dos plantéis Sindi Bom Jesus, Sindi Porangaba e Reunidas Castilho.

O prêmio Claudio Sabino foi vencido pela matriz Tekila da Estiva AJCA 1380 de propriedade do criador Aldaldio Castilho.

Para concorrer ao Prêmio Cláudio Sabino Carvalho, as matrizes precisam ter idade entre 5 e 10 anos (na data de início da ExpoGenética), ter pelo menos quatro filhos portadores de RGN ou aptos a recebê-lo, ter idade ao primeiro parto igual ou inferior a 36 meses para as raças Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocha e Tabapuã e a 40 meses para as raças Cangaiam, Indubrasil, Gir Dupla Aptidão, Gir Leiteiro e Sindi. Outra exigência é ter intervalo entre partos igual ou inferior a 390 dias e avaliação genética positiva.

O Torneio Leiteiro Natural contou com apenas as raças Gir Leiteiro e Sindi, e as matrizes de propriedade da criadora Helena Curi venceram o concurso nas categorias a seguir: Categoria Vaca Adulta: Unitária da Estiva AJCA 1561, categoria Vaca Jovem: Discoteca P POP 1998 e na Fêmea Jovem: Discreta P POP 2050.

O concurso tem como objetivo mostrar ao público a qualidade e produtividade das matrizes zebuínas com aptidão leiteira. Durante esta 3ª edição do concurso, as matrizes em lactação forma submetidas a um regime alimentar próxima a realidade da pecuária leiteira nacional e a um ambiente padronizado, buscando destacar o potencial produtivo dos animais, na Fazenda Escola da FAZU. A alimentação das matrizes consistiu em pastagem, complementada com silagem e ou feno de boa qualidade e ração comercial balanceada para produção de leite. O concurso teve duração de 20 dias sendo, 15 dias de adaptação (25/07 a 09/08) e cinco dias de concurso efetivo (10/08 e 14/08). Foram realizadas duas ordenhas manuais por dia, com duração de 15 minutos por matriz, e por ordenhadores contratados pela ABCZ.

Fonte: Imprensa ABCZ.
Adaptação: ABCSindi