A ABCSindi presta condolências e se solidariza com a família de Pompeu Gouveia Borba que faleceu em João Pessoa, PB. 
O criador era o Presidente de Honra da ABCSindi. 
A despedida ao amigo será em Itambé/PE, cidade natal de Pompeu, na Central de Velórios Rosa Master. O sepultamento está previsto para 16h. 
Seu Pompeu tinha completado 85 anos anos no dia 4 de junho.O criador começou a trabalhar aos 15 anos de idade, em atividades inseridas na produção de cana de açúcar no Engenho Oriente, propriedade dos pais, José e Luiza Gouveia Borba. Cerca de 10 anos depois, aceitou o desafio de investir na pecuária, assumindo a fazenda que era do avô, Mário Veloso Borba. E, assim, na década de 80, inseriu o gado Sindi na região semi-árida. A Fazenda Riacho do Navio, de sua propriedade, é uma referência de qualidade e excelência na criação de Sindi e de diversas raças, em todo o mundo. 
Com o gado Sindi, a marca "P" já conquistou 11 vezes o título de melhor criador nacional da raça, sendo um dos rebanhos mais premiados do Brasil.
A família Sindi está em luto e afirma que nunca será o bastante agradecer ao Sr Pompeu pela imensa contribuição dada ao melhoramento genético e a evolução da raça e da Associação Brasileira dos Criadores de Sindi