A 11ª edição do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) 2020 terá, pela primeira vez, uma comissão julgadora, responsável por escolher os melhores exemplares, um dos pontos altos da programação da ExpoGenética. Uma reunião por videoconferência, gerada da sede da ABCZ, com a participação remota de presidentes das Associações Promocionais, definiu os nomes dos jurados que farão parte do comitê. A equipe organizadora teve que se adequar para atender ao novo formato da feira, que esse ano acontecerá virtualmente.

“O critério de escolha foi feito da forma mais abrangente e democrática possível, para atender todos os segmentos envolvidos. Dessa forma teremos jurados indicados por criadores, associações promocionais das raças e pelo colégio de jurados”, ressalta Luiz Antônio Josahkian, superintendente Técnico da ABCZ.

Os nomes escolhidos para a comissão julgadora foram: Rafael Resende e Lauro Fraga, ambos indicados pelos criadores; Rodrigo Coutinho Madruga, nome decidido por sorteio entre os mais votados pelas associações promocionais das raças; Célio Arantes Heim e Fábio Eduardo Ferreira, representantes da Superintendência Técnica da ABCZ, que optou por seguir a ordem de jurados mais votados pela lista dos criadores.

A comissão formada pelos cinco jurados vai escolher os touros que vão seguir para a quarta fase do PNAT, que é a coleta, industrialização e distribuição de sêmem para os rebanhos de colaboradores. Este ano, o Programa conta com 157 animais pré-classificados das raças Brahman, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã, oriundos de 80 criatórios, de diferentes regiões do Brasil.

O superintendente Técnico da ABCZ destacou mais uma novidade desta edição do PNAT. “A novidade técnica é a inclusão no índice de classificação da avaliação visual de tipo, que foi uma forma que a coordenação do Programa entendeu de combinar tanto a avaliação genética dos animais, como teste de eficiência alimentar, mas também harmonia, correção de aprumos e morfologia, na eleição dos animais superiores”, explica Josahkian.

Os resultados dos superiores do TDEA (Teste de Eficiência Alimentar) realizado na FAZU serão divulgados no dia 4 de agosto. Já a avaliação dos Touros PNAT, com a eleição por parte da Comissão do PNAT, acontecerá no dia 20 de agosto (quinta-feira) e o resultado com a classificação dos animais será divulgado na sexta-feira (21), a partir das 8h. Toda a programação será transmitida pela TV, no Canal do Boi, e pela internet, no canal da ABCZ no YouTube.

Para conferir a programação completa da ExpoGenética 360º, acesse: www.expogenetica.com.br .


Edital de Convocação - Assembléia Geral

Por Márcia Benevenuto Leia texto do documento na íntegra:ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE SINDI- ABCSindiEDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBL...

Dia Internacional da Mulher

Por Márcia Benevenuto
Para homenagear todas as mulheres que lutam, trabalham, defendem e apoiam o Agro do Brasil destacamos nossa diretora, a zoot...

Comunicado eleição 2024

Por Márcia Benevenuto 
Leiam comunicado do Presidente da entidade sobre a formação da diretoria para próxima gestão da ABCSindi:

P...

Resultados Nacional de Rio Preto

Por Márcia Benevenuto
A Exposição Nacional da Raça Sindi, realizada em São José do Rio Preto, SP, entre os dias 28 de setembro e 1° de outu...

Nacional da Raça com foco técnico

Por Márcia Benevenuto
Na programação da 20ª Exposição Nacional da Raça Sindi foram contemplados eventos de confraternização, leilões e um...

Nacional Sindi teve recorde mundial no leite

Por Márcia Benevenuto 
A matriz Belga FIV AJCF sagrou-se penta Grande Campeã de torneio leiteiro oficial e tetra recordista mundial de produ...
VER MAIS NOTÍCIAS