ABCZ convoca Sindi para prova de touros jovens


A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu divulgou hoje (26), o regulamento da 10ª edição do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens – PNAT 2019. Os animais foram selecionados com base na avaliação genética do PMGZ 2019/1, e somente estarão aptos a participarem se atenderem os critérios gerais e por raças descritos a seguir: Para todas as raças: DECA iABCZ igual a 1; DECA menor ou igual a 5 para pelo menos uma característica dentro de cada agrupamento: crescimento, maternais e reprodutivas; pai com DECA iABCZ menor ou igual a 2 e não ter pendência junto ao SRGRZ. Para as raças NELORE e NELORE MOCHO, além das exigências anteriores, o touro candidato deve ter sido classificado como superior ou elite no CDP para peso calculado aos 210 dias (no grupo de contemporâneos).

A participação no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar é obrigatória para todas as raças zebuínas, cada criador poderá inscrever até três animais por raça, de sua propriedade sendo que, após o encerramento das inscrições, em havendo vagas remanescentes, poderão inscrever mais animais, obedecendo as regras do regulamento.

Assim como nos anos anteriores, o TDEA será realizado na Fazenda Escola da Fazu, em Uberaba (MG), tendo o acompanhamento nutricional supervisionado por professores da instituição, com larga experiência no assunto. Os animais serão agrupados em 4 faixas etárias, entre 18 e 30 meses. Para que sejam validadas, as faixas etárias deverão conter, obrigatoriamente, no mínimo 4 (quatro) animais por classe. O período total do teste efetivo será de 91 dias, sendo a recepção dos animais nos dias 06 e 07 de maio e a pesagem de entrada na adaptação no dia 08 de maio. A pesagem final do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar será no dia 07 de agosto. Os exames de ultrassonografia de carcaça, andrológico, Brucelose, Tuberculose e colheita de material biológico para genotipagem serão feitos em todos os animais participantes. Vale destacar que durante o teste, os animais terão acompanhamento veterinário dos profissionais do Hospital Veterinário de Uberaba.

Os animais classificados no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar participarão da ExpoGenética 2019, onde serão submetidos a análise e aprovação de criadores participantes do PMGZ, técnicos da área de ciências agrárias e técnicos da ABCZ. Os criadores participantes do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), também terão a oportunidade de ofertar os animais no Leilão TOUROS PNAT 2019. O remate acontecerá no dia 23 de agosto, logo após a divulgação dos resultados do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens.

As inscrições vão até o dia 05 de abril, o valor da taxa é de R$2.300,00, mesmo valor do ano passado, e pode ser dividido em até quatro parcelas.

Sobre o PNAT. O PNAT foi lançado em 2010, ao todo, 128 touros congelaram e tiveram mais 87 mil doses distribuídas para rebanhos colaboradores participantes do PMGZ em todo Brasil.


Edital de Convocação - Assembléia Geral

Por Márcia Benevenuto Leia texto do documento na íntegra:ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE SINDI- ABCSindiEDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBL...

Dia Internacional da Mulher

Por Márcia Benevenuto
Para homenagear todas as mulheres que lutam, trabalham, defendem e apoiam o Agro do Brasil destacamos nossa diretora, a zoot...

Comunicado eleição 2024

Por Márcia Benevenuto 
Leiam comunicado do Presidente da entidade sobre a formação da diretoria para próxima gestão da ABCSindi:

P...

Resultados Nacional de Rio Preto

Por Márcia Benevenuto
A Exposição Nacional da Raça Sindi, realizada em São José do Rio Preto, SP, entre os dias 28 de setembro e 1° de outu...

Nacional da Raça com foco técnico

Por Márcia Benevenuto
Na programação da 20ª Exposição Nacional da Raça Sindi foram contemplados eventos de confraternização, leilões e um...

Nacional Sindi teve recorde mundial no leite

Por Márcia Benevenuto 
A matriz Belga FIV AJCF sagrou-se penta Grande Campeã de torneio leiteiro oficial e tetra recordista mundial de produ...
VER MAIS NOTÍCIAS