Foi fundada em novembro de 2003, na cidade de João Pessoa-Paraíba, a Associação dos Criadores de Sindi - ABCSindi, como órgão representativo da classe, constituída por criadores e pesquisadores do gado Sindi e que exerçam suas atividades no território nacional. A ABCSindi tem por objetivo maior a defesa, promoção e divulgação dessa nobre raça paquistanesa em nosso país, promovendo a união dos criadores, visando a melhoria da produção brasileira do gado Sindi e a melhoria de suas aptidões econômicas.
Para a sua fundação, reuniram-se em João Pessoa, criadores, pesquisadores e instituilões de pesquisa da região (EMEPA-PB, EMPARN e UFCG - Campos de Patos), com a presença de aproximadamente 40 associados. Nessa reunião foram discutidos e aprovados os estatutos da associação e eleita sua primeira diretoria, alões essas que foram registradas em cartório. Também foi providenciado junto ao Ministério da Fazenda, o registro no Cadastro de Pessoa Jurídico (CNPJ), assim como, o registro junto ao MAPA, como Associação promotora da raça, a qual recebeu o número PR-016. 

Atualmente procura cadastrar todos os criadores da Raça Sindi no país e uní-los em torno dos interesses da raça.

A ABCSindi, através e para os seus associados, erá negociar a possibilidade da importação de material genético (embriões) da Índia, que permitam no país um refrescamento do agudo processo endogâmico existente nos rebanhos nacionais.

A associação aguarda com expectativa o apoio do MAPA, da ABCZ, instituições de pesquisa, desenvolvimento, financeiras e demais associações de criadores do país, para que de forma parceira possamos também contribuir para o progresso e desenvolvimento cada vez maior da pecuária brasileira.